quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Integração Social

Duas frases bailam na minha mente: a primeira de Randy Larsen & David Buss, “para que funcione a integração não basta enviar o grupo minoritário para junto do grupo maioritário, os grupos devem de ter algumas metas comuns, competir nas mesmas equipes ou fazer parte do mesmo trabalho” ; a segunda, de um filme da década de oitenta sobre a vida de uma jovem com paralisia cerebral _ Gabi _ “Deus é uma mosca pousada na parede, por favor trás o mata-moscas”.
A jovem, que hoje conheci, sofreu um acidente de viação aos 16 anos quando viajava com o namorado, estando este embriagado. Ficou sem movimentos nos membros e com graves problemas de fala. O namorado, esse ficou ileso.
Hoje, com 23 anos , após muitos internamentos, muitos tratamentos, muitas consultas e muitos especialistas, vive prisioneira num corpo de mulher mas que ninguém reconhece como tal. Menorizam-na tratando-a como uma criança.
Na altura do acidente frequentava o 11º ano. Neste momento, dão-lhe listas de frases para escrever. Dizem-lhe que é para treinar, ela sente como o não reconhecimento das suas competências para escrever um texto espontâneo, e …não escreve nada.
Antes pintava, hoje não gosta de pintar porque vê o resultado como um borrão.
Antes gostava de dançar. Ainda gosta de bailes mas não vai porque…não “pode” dançar, ou melhor não tem par para dançar.
Antes tinha um namorado, membros da família na altura do acidente revoltaram-se contra ele. Hoje, ela revolta-se contra quem a afastou do namorado.
E a frase baila na minha mente: “Para haver integração tem de existir metas comuns”
Integração social – Que metas? Continuar a conviver, não ficar isolada.
-“Estou num Centro com outros deficientes, mas eu não nasci assim, gosto de ver gente alegre, gosto de conviver…”, diz ela.
E eu pergunto: E os outros que nasceram assim, não gostam?
Gente alegre fez uma pesquisa, e chegou à conclusão que os locais de convívio nocturno mais frequentados pelos jovens (pelos tais alegres) na cidade, não cumprem as normas mínimas de acessibilidade.
SOMOS NÓS QUE FAZEMOS DEUS PARECER UMA MOSCA POUSADA NA PAREDE.
Por favor tragam a vassoura para varrer …estas barreiras. É ASSIM TÃO DIFÍCIL TRAÇAR METAS COMUNS?

Sem comentários:

Enviar um comentário